Quantcast
Channel: Sub-Regiões | CNBB Regional Sul 1
Viewing all articles
Browse latest Browse all 46

Ampliado do SPII discute a Pastoral de Conjunto no Ambiente Urbano

$
0
0

reduzida_santo_amaro

Uma manhã de estudos e reflexões marcou o 22º Encontro Ampliado das Equipes Pastorais da Sub-Região Pastoral SPII do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – realizado na Cúria Diocesana de Santo Amaro (SP) no último sábado (18/02) reunindo as oito dioceses que compõe o sub-regional: Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, Guarulhos, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Santo André e Santos. Estiveram presentes Dom Luiz Antônio Guedes, Bispo de Campo Limpo, Dom Emílio Pignoli, Bispo Emérito de Campo Limpo, Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza, OFM, Bispo de Osasco; Dom José Negri, Pime, Bispo de Santo Amaro; Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, Bispo Emérito de Santo Amaro; Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo de Guarulhos, Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes; Dom Pedro Cipollini, Bispo de Santo André; Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo de Santos e Dom Jacyr Francisco Braido, CS, Bispo Emérito de Santos.

A cada ano é escolhido um tema a ser apresentado e debatido entre os agentes e coordenadores de pastorais das dioceses para que, após uma ampla reflexão, passe a ser adotado em suas áreas de atuação. A temática escolhida para este ano foi o “Pastoral de Conjunto e o Ambiente Urbano” e qual o papel que a Igreja tem na ocupação desta área. O encontro foi assessorado pelo Monsenhor Antonio Luiz Catelan, Subsecretário Adjunto de Pastoral e assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da sub-região, Dom Edmilson Amador Caetano e padre subsecretário, Joaquim Henrique Camargo.

O bispo deu iniciou o dia com a oração da Hora Média. Logo após os avisos, Monsenhor Catelan começou sua exposição falando sobre a questão pastoral nos grandes centros urbanos.

Segundo ele a sociedade vive três grandes desafios e as pastorais precisam encontrar meios de ajudar a vence-los: a violência, o medo e a solidão. Para ilustrar esta situação, Monsenhor Catelan utilizou como referência a figura de um muro. “O que acontece hoje nos grandes centros urbanos? A violência faz com que construamos os nossos próprios muros, sejam eles nas nossas casas, nos condomínios, nos apartamentos. Para fugirmos dessa violência, nos escondemos atrás deste muro e fazemos isso porque temos medo. Quanto mais fugimos desta violência por causa do medo, mais nos tornamos solitários”.

Segundo ele é necessário fazer com que a Pastoral de Conjunto se torne cada vez mais efetiva em sua ação na sociedade utilizando a consciência de que “Deus habita na cidade e termos o olhar de que Deus se faz presente em cada parte da cidade”.

Outro ponto abordado foi a questão da tecnologia. “Não tem mais como não pensar em Pastoral de Conjunto sem pensar em elementos tecnológicos”. O sacerdote explicou que as mídias digitais tem um papel fundamental na formação de opinião e na tomada de decisões. “Antigamente um pequeno grupo de representantes de determinada área se reunia e decidia pelos demais. Hoje, com as redes de comunicação em tempo real, é possível se discutir com muito mais gente antes que uma decisão importante seja tomada”.

A manhã de estudos contou ainda com um encontro em grupos que depois os resultados foram apresentados aos demais participantes do encontro.

Com informações da Diocese de Campo Limpo

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 46